A Síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma das principais causas de subfertilidade dos ovários e o problema endócrino mais frequente durante os ovários no período reprodutivo.
A constatação, através de exame de ultrassom, de que os ovários apresentam múltiplos cistos, por si só, é insuficiente para caracterizar a ocorrência da síndrome, não sendo uma exigência absoluta para todas as definições conferidas à SOP.Logo, a inexistência de cistos ovarianos não descaracteriza, necessariamente, a síndrome, podendo chegar-se ao diagnóstico de que determinada paciente sofre de SOP mediante outros critérios.
Os sintomas imediatos mais corriqueiros são anovulação, excesso de hormônios andróginos e resistência à insulina. A anovulação resulta em menstruação irregular, amenorreia (ou oligomenorreia) e infertilidade relacionada com a ovulação. O desequilíbrio hormonal geralmente provoca acne e hirsutismo. A resistência à insulina está associada com obesidade, diabetes do tipo 2 e níveis elevados de colesterol.Os sintomas e a gravidade da síndrome variam muito entre quem afeta.
Quer saber mais !!?? Você se indentificou com algum desses sintomas ?? Vamos conversar sobre isso?