Gente, eu recebo muito essa pergunta no consultório e não poderia deixar de trazer esse assunto aqui para o blog! Muitas mulheres pensam que vão engordar ao fazer a Reposição Hormonal, mas isso é um grande mito.
A verdade é que a Reposição Hormonal, quando feita corretamente, ajuda a evitar o ganho de gordura, que está associado à redução dos hormônios, especialmente durante a Menopausa, e pode até ajudar a emagrecer.
Isso porque, ela alivia os sintomas comuns nessa fase e aumenta a disposição e energia, deixando a mulher mais disposta para realizar atividades físicas e para as tarefas do dia a dia. Além disso, também contribui para aceleração do metabolismo, o que auxilia na queima de calorias e no controle do peso.
Mas atenção! É muito comum que surjam alguns efeitos colaterais no início do tratamento, como inchaço, retenção de líquidos e estufamento abdominal, principalmente quando a medicação é consumida de forma errada ou em excesso, o que acaba sendo confundido com ganho de peso.
Por isso, siga sempre as orientações médicas à risca, e em caso de qualquer alteração, como ganho de peso repentino ou outros sintomas, informe sua gineco imediatamente.
E vale ressaltar que:
- A reposição hormonal é um tratamento individualizado e deve ser sempre acompanhada por um profissional.
- A automedicação pode trazer riscos à saúde.
- Adote hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, para potencializar os resultados do tratamento e ter mais qualidade de vida.
Quer saber mais sobre Reposição Hormonal? Clique aqui e assista ao conteúdo do meu instagram ou agende uma consulta!