Toxoplasmose na gestação

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado “Toxoplasma gondii” e pode ser transmitida para a gestante através do contato com o solo ou água contaminada, do consumo de carnes mal cozidas ou através do contato desprotegido com fezes de gatos infectados.

✔️ Quais os riscos para a gravidez?⠀
👉🏼 Em condições normais o sistema imunológico do adulto é competente para combater a doença, mas quando a Toxoplasmose é adquirida no decurso de uma gravidez ,pode suceder consequências graves para o feto.

👉🏼 O período da gravidez em que ocorre a infeção determina a frequência e a gravidade da doença. A transmissão ao feto é baixa no 1º trimestre (10-25%), aumenta no 2º trimestre (30-35%) e é máxima (60-80%) no 3º trimestre.

👉🏼 A toxoplasmose na gestação pode levar a aborto espontâneo, morte fetal, parto pré-termo.⠀
A infecção no feto e recém nascido pode levar a toxoplasmose ocular (olhos) e cegueira, neurotoxoplasmose com atraso mental, convulsões e surdez.

✔️ Estou grávida, como me proteger?⠀
👉🏼 O diagnóstico de toxoplasmose na gravidez é de extrema importância, principalmente para prevenir a transmissão para o feto e suas sequelas.
O contato direto com o gato não causa a doença e sim o contado com fezes de animais contaminados .

👉🏼 As grávidas infectadas pelo parasita são tratadas com medicamentos (ou remédios) que ajudam a proteger o bebé da infecção.

⚠️ ATENÇÃO! Por ser uma doença muitas vezes assintomática, a descoberta se dá com os exames durante o acompanhamento pré-natal. Portanto, não deixe de fazer a visita regular ao seu médico durante a gravidez.
#toxolplasmose #toxoplasmosenagestação #gatos #obstetricia #prenatal #saudedagestante ⠀
Dra Ana Carolina Valdetaro
Ginecologista e Obstetra
Botafogo , Rio de Janeiro
Tel: +55 (21) 98082-2681

×